![]() |
Foto: Divulgação |
Uma operação conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco Norte, e as Polícias Civil e Militar resultou na prisão de quatro integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) nesta terça-feira (1º), no estado de São Paulo.
Os presos eram foragidos da Justiça baiana, com envolvimento em homicídios e outros crimes violentos ocorridos na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. A ação foi possível após os órgãos de segurança da Bahia repassarem informações precisas sobre a localização dos criminosos às equipes da Polícia Militar de São Paulo.
Durante a operação, também foram apreendidas armas de fogo – incluindo revólveres, pistolas e munições – além de celulares, que agora passam por perícia para possível extração de dados.
A ação integrada contou com a participação de diversas unidades especializadas, entre elas:
- Pelotão de Rondas Ostensivas Táticas (ROTA) – SP
- Comando de Policiamento Regional Norte (CPR-N) – BA
- Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – BA
- Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA)
Combate às facções
As autoridades destacam que operações desse tipo reforçam o compromisso do Estado no combate ao crime organizado interestadual. A atuação coordenada entre Bahia e São Paulo foi essencial para o êxito da operação, considerada um golpe importante contra a atuação do PCC fora de seu reduto original.