![]() |
Foto: Ricardo Stuckert / PR |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (2), do tradicional cortejo cívico do 2 de Julho, em Salvador. A data celebra a Independência da Bahia e, consequentemente, a consolidação da Independência do Brasil. Esta é a quarta vez consecutiva que Lula prestigia o evento.
O presidente desembarcou nas imediações da Soledade, onde se juntou ao cortejo que partiu da Lapinha por volta das 8h. Sem falar com a imprensa, Lula acenou e cumprimentou populares da caçamba de um veículo, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e sua esposa, Tatiana Velloso, além da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Como nos anos anteriores, Lula não deve percorrer todo o trajeto até a Praça Municipal, onde estão localizadas as estátuas do Caboclo e da Cabocla, símbolos da resistência baiana contra as tropas portuguesas.
A agenda presidencial prevê que Lula decole da Base Aérea de Salvador às 12h45, com destino a Buenos Aires, na Argentina, onde participa da Cúpula do Mercosul nesta quinta-feira (3).
A presença do presidente ocorre um dia após o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional que propõe transformar o 2 de Julho em feriado nacional, reconhecendo o papel histórico da Bahia na independência do país.