Anuncie aqui

Bolsonaro chama pedido de condenação da PGR de 'forçação de barra'

Fotos: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como uma “forçação de barra” o pedido de condenação feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado. Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (15), Bolsonaro afirmou estar indignado com as alegações finais apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral Paulo Gonet.

“Estou indignado. Que acusação é essa? Que fumaça é essa? Querem me condenar a 43 anos de cadeia por isso? Não houve nem tentativa, nem cogitação de nada. É uma forçação de barra sem tamanho”, declarou o ex-presidente.

A PGR acusa Bolsonaro de chefiar uma organização criminosa armada e aponta crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão.

As alegações finais foram encaminhadas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Além de Bolsonaro, a Procuradoria também pediu a condenação de ex-integrantes do governo, incluindo os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; do ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.