Anuncie aqui

'Trump é meio louco', diz governador de MT sobre tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), comentou nesta quinta-feira (17) a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Durante entrevista, Mendes sugeriu cautela por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lidar com o presidente norte-americano Donald Trump.

"O presidente Trump, todo mundo conhece, é meio louco, já fez coisas inimagináveis em termos de comércio internacional", afirmou o governador, destacando a imprevisibilidade do líder americano. “Mas é o presidente do maior país do planeta, a maior economia do planeta, e ele tem o direito e o dever de defender os interesses americanos”, completou.

A medida, que começa a valer a partir de 1º de agosto, foi comunicada oficialmente ao governo brasileiro por carta enviada ao presidente Lula. A decisão preocupa governadores, empresários e setores do agronegócio — especialmente em estados como Mato Grosso, cuja economia depende fortemente da exportação de commodities.

Mendes defendeu a via diplomática, mas alertou: "É preciso estar preparado para um possível agravamento nas relações comerciais com os EUA".

A fala polêmica do governador repercutiu nas redes e acendeu o alerta para o impacto econômico que a tarifa pode provocar no campo e na balança comercial brasileira.