Anuncie aqui

Operação prende líderes do Primeiro Comando de Eunápolis em Minas Gerais

Foto:MPBA

Uma operação integrada deflagrada na manhã desta quinta-feira (17), em Contagem (MG), prendeu dois líderes do Primeiro Comando de Eunápolis, facção ligada ao Comando Vermelho com atuação interestadual. A ação, batizada de Operação Conexão, também resultou na prisão em flagrante da esposa de um dos criminosos e de um comparsa.

Cerca de 50 agentes participaram da operação, que envolveu o Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco Sul; a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA); as polícias Federal, Militar e Civil da Bahia; e a Polícia Militar de Minas Gerais.

Os alvos dos mandados de prisão temporária foram identificados como C.M.C.A. e C.L.B.R. Segundo as investigações, ambos ordenavam ataques contra agentes públicos, comandavam homicídios e gerenciavam o tráfico de drogas no extremo sul da Bahia. Um deles é apontado como líder operacional nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis, e foi denunciado por homicídio qualificado que vitimou uma criança em 2019.

Durante a operação, foram apreendidas duas submetralhadoras, celulares, dispositivos eletrônicos, armas e mais de 100 munições. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências ligadas aos suspeitos.

A operação é resultado de desdobramentos de uma ação realizada em 30 de maio deste ano, quando foram apreendidos mais de 1 kg de maconha, 528g de haxixe, balança de precisão, anotações do tráfico, máquinas de cartão, entre outros materiais.

Os presos seguem à disposição da Justiça e novas fases da operação não estão descartadas.

A ação reforça o combate às organizações criminosas no extremo sul da Bahia e a integração entre forças de segurança de diferentes estados.