Anuncie aqui

SUS vai oferecer implante contraceptivo Implanon gratuitamente

Foto: IStock

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a ofertar gratuitamente o Implanon, implante contraceptivo hormonal de longa duração. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, que prevê investimento de R$ 245 milhões na aquisição e distribuição dos dispositivos em todo o país.

O Implanon é um método subdérmico inserido sob a pele do braço, com eficácia por até três anos. A tecnologia foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e será incluída oficialmente na rede pública após publicação de portaria. O prazo legal para que o método comece a ser ofertado é de 180 dias após a publicação.

A previsão da pasta é distribuir 1,8 milhão de implantes, sendo 500 mil unidades ainda em 2025. O objetivo é ampliar as opções de planejamento reprodutivo de forma segura, eficaz e acessível.

A implantação e remoção do Implanon devem ser feitas por médicos e enfermeiros capacitados, motivo pelo qual o governo federal também investirá em estratégias de capacitação teórica e prática dos profissionais da atenção básica.

Segundo o Ministério da Saúde, a fertilidade é retomada logo após a retirada do implante, permitindo liberdade de escolha às usuárias sobre sua saúde reprodutiva.