![]() |
| Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil |
Neste domingo (21), milhares de pessoas foram às ruas em todo o Brasil para protestar contra a possibilidade de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado e contra a PEC da Blindagem, proposta que prevê a necessidade de autorização do Congresso para processar criminalmente deputados e senadores.
Os atos, realizados sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, aconteceram em 33 cidades, incluindo todas as capitais. Em diversos locais, manifestantes pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, organização criminosa e outros crimes.
Em Salvador (BA), a orla da Barra foi palco de uma grande concentração, com a presença da cantora Daniela Mercury, que afirmou: “Bandidagem não é com a gente”. O ator Wagner Moura também participou, elogiando a resistência democrática: “Nossa democracia botou para lenhar”, disse o artista, celebrando o julgamento que condenou Bolsonaro e aliados.
Já em Belo Horizonte (MG), a Praça Raul Soares foi tomada por manifestantes que entoavam palavras de ordem como “sem anistia para golpistas”. O ato contou com a apresentação da cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
Na capital pernambucana, Recife (PE), o protesto começou à tarde na Rua da Aurora, animado pelo tradicional bloco de frevo Eu Acho é Pouco e por grupos de maracatu.
Em João Pessoa (PB), além das críticas à anistia, manifestantes direcionaram palavras de ordem contra o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, considerado um dos principais articuladores da votação da PEC da Blindagem.
Também foram registrados atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Teresina e Belém, entre outras capitais.
As manifestações foram organizadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas a partidos como PSOL e PT, e contaram com a participação de sindicatos, coletivos estudantis, artistas e movimentos sociais, como o MST e o MTST, além de partidos de esquerda e centro-esquerda.
