Anuncie aqui

Trump anuncia tarifas de 30% para México e União Europeia a partir de agosto

Foto: Michael Reynolds /EFE

Em uma nova fase do seu "tarifaço", o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas de 30% para produtos do México e da União Europeia (UE), com início previsto para 1º de agosto. As cartas oficiais foram enviadas para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e para a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen. Até o momento, Trump já encaminhou pelo menos 25 cartas a seus parceiros comerciais.

Na carta enviada ao México, Trump segue o mesmo modelo utilizado na correspondência para o Canadá, apontando que as taxas são para “lidar com a crise nacional do fentanil”. O presidente americano acusa o país vizinho de não conseguir deter os cartéis responsáveis pelo tráfico da droga. “Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país”, afirma Trump.

Apesar do México ter colaborado para proteger a fronteira, os Estados Unidos entendem que as ações ainda não foram suficientes. Vale lembrar que, no início do ano, ambos os países firmaram um acordo para conter a entrada ilegal de imigrantes mexicanos nos EUA.

Já na carta direcionada à União Europeia, Trump reafirma o compromisso dos EUA com as relações comerciais, apesar dos déficits persistentes. “Tivemos anos para discutir nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais persistentes e prolongados, causados por políticas tarifárias e não tarifárias da União Europeia. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco”, destaca o presidente.